ESTATÍSTICA DIÁRIA

ADMIRADORES DAS IDEIAS

sexta-feira, 25 de abril de 2014

X LIVRO PUBLICADO - O MONSTREVISÃO - ANO 95 - NATAL/RN


A ORIGEM DO
MONSTREVISÃO

 

Tudo surgiu quando o século da tecnologia invadiu  milhões de lares, onde crianças não mais tinham acesso a ir aos parques, bosques e praias mas, grande parte, estava  condenada a viver confinada dentro de quarto de apartamento pelo resto de suas vidas. Era o século da tecnologia que, coincidentemente, acontecia no Novo milênio. O século XXI.    
          Eis o inusitado século em que as impossibilidades de outrora, caracterizadas pela ficção, passavam a ser as mais cruéis de todas as realidades humanas, representada na figura ingênua do ser infantil. O homem, o próprio edificador da utopia, da ficção tecnológica se transformara em mero objeto do que criara e parecia está cada vez mais submisso à máquina. E suas armas, robôs, computadores, aviões, telefones (principalmente celular), carros, televisores, vídeo gueimes, videocassetes, rádios, etc., inescrupulosamente, invadiram mentes e corações de crianças inocentes. O homem se tornara escravo, vassalo da sua traiçoeira imaginação, num afã exacerbado e incontrolável pela ambição do imediato lucro, em nome de um capitalismo mais que silvícola, o qual o levava a um suicídio iminente, fazendo-o vítima de si próprio pelos seus feitios. As crianças, por sua vez, transformavam os seus mais belos e agradáveis sonhos em eternos pesadelos, porque o vídeo gueime, o videocassete, a televisão eram os seus edificadores de sonhos e de ilusões acabadas, encerradas...
 Klebinho era um garotinho de sete anos de idade que se transformou num exemplo explícito desta nova era. A era Tecnológica. Klebinho vivia a sua infância, diferentemente de todas as infâncias do século passado porque ele nunca se intimidou, sequer teve um pouquinho de medo de bicho-papão, mula-sem-cabeça, papangu, papa-figo, cuca, bruxa e tantas outras lendas criadas pela fértil imaginação humana a século e séculos atrás; lendas de história da nossa literatura infantil que, para Klebinho, permaneciam sempre mortas, ou melhor, nunca existiram para o seu universo de criança. Todos esses clássicos bichinhos horrendos que foram feitos para assustar criancinhas, passavam longe dos seus olhos e da sua imaginação; e, se lia em algum livro, ou, ouvia alguém contar essas estórias, as achava muito sem graças e bobas demais.
Certo dia, um tio seu lhe presenteou com um livrinho de historinhas infantis com todas essas lendas: lobo mau, lobisomem, batatão-de-fogo e outras; leu, mas apenas no propósito de sentir o misterioso medo que diziam toda criança sentir. Não sentiu nada. Em poucos dias o seu livrinho estava jogado e esquecido num canto de sala. Quando a sua vozinha, sábia no contar de estória de Trancoso, certa vez, tentando agradar o neto, quis lhe contar a historinha de Chapeuzinho Vermelho, Klebinho saiu com essa:

- Ah, vó. Essa estória é muito chata. Quem já viu lobo comer gente, e depois, essa gente não morre! Que eu saiba vó. Lobo gosta mesmo é de ovelha; e não conheço ninguém que tenha conseguido tirar a ovelha viva da sua barriga, como aconteceu com a avó de chapeuzinho, que a tiraram vivinha!
Sem dúvida, a vovozinha ficou surpresa com a atitude de seu netinho. Um tanto desgostosa, mas sem dá demonstração disso, procurou entender que geração era aquela em que via o seu neto tão inteligente e envolvido de informações. E, com admiração, o elogiou passando a mão sobre a cabecinha de Klebinho, dizendo:
            - Quanta inteligência, pra tão pouca idade meu netinho! Tome cuidado!  Muito cuidado mesmo, Klebinho! 

            Contudo, Klebinho  guardava um grande segredo consigo e que jamais podia revelar para ninguém. Ele criara em sua imaginação uma espécie de lenda exclusiva, que só ele sabia o medo que sentia daquela horripilante coisa, quando sozinho em seu quarto. Klebinho que havia trocado qualquer tipo de lazer, assim como, o de ler um bom livro infantil, ou ouvir as estorinhas da vovó a viver confinado em seu quarto a criar uma inusitada forma de sentir prazer, bem como, de assistir televisão, sentar-se à frente da tela do computador, jogar e assistir a vídeo. Eis que, com tudo isso, ele criou em sua imaginação o tal MONSTREVISÃO, que passou a existir em sua vida e ser a coisa mais horrenda, mais asquerosa de todas as criaturas infantis já criadas pela nossa literatura; monstro esse, que imperava com poder de alienação. Este era o monstro fruto da era da tecnologia. O Monstrevisão passou a ser uma figura inimaginável, porque não existia nos livros nem nas telas de TV nem do computador nem tampouco em fitas de vídeo. O tal monstro era mutante porque variava de imaginação a imaginação e tomava a forma da qual a criança criava em sua atordoada mente. O monstro só perseguia crianças desligadas, mas que se ligava a um só canal de TV, que não sabiam selecionar programas nem diversificar suas brincadeiras e que se negavam a estudar, desenhar, escrever, contar estórias; o Monstrevisão procurava crianças tecnóides que viviam desnorteadas de sua realidade infantil, entregues ao mundo virtual (mundo do Monstrevisão) sem saberem o que quereriam nem o que faziam do sonho nem da realidade, porque assustadas e perseguidas estavam no mundo do Monstrevisão, o qual vivia e estava latente no microcomputador, no vídeo, e acima de tudo, na televisão, mesmo quando desligados, tanto de noite quanto de dia, bem como, também, quando Klebinho estava a sós em seu quarto a dormir, ou na sala...                    


7 comentários:

  1. Carinhosamente venho desejar
    um feliz final de semana.
    Perdoe minha ausência por mais ,
    que nos esforcemos nem sempre conseguimos
    nossas metas.
    Logo Deus haverá de permitir que volte
    com mais forma e mais garra.
    Um feliz final de semana.
    Um Domingo abençoado também.
    Beijos ..Evanir.

    ResponderExcluir
  2. Emecê Garcia..
    Temos o mesmo sobrenome gostei de ver sua visita no meu blog só não sei
    se Emecê Garcia.. esta seguindo a Evanir Garcia.
    Estou demorando no retorno , mais sempre volto amigo
    entre outras coisas acontecendo na minha vida.
    Tenho reservado algum tempo para meu segundo livro.
    O primeiro ainda tem um pouco no estoque por motivos de saúde ñ teve como participar nem da metade dos eventos.
    Uma abençoada semana abraços...Evanir..

    ResponderExcluir
  3. Um abraço bem forte, bem verdadeiro,
    abraço longo, cheio de sentimento.
    Venho deixar meu abraço pelo dia do abraço
    com muito carinho.
    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga minha,

      Entrei nos teus Blogs mas infelizmente não consegui ser teu seguidor, talvez seja porque eles são muito sofisticados. Vou tentar novamente, me desculpe!

      Abraços poéticos!

      Excluir
  4. Amigos são Anjos que viajam diariamente connosco e nos ajudam a
    ir mais além daquilo que vemos,
    que nos apoiam nas nossas quedas em pleno voo,
    que nos dão a sua asa para podermos continuar nosso caminho.
    Amigos verdadeiros Anjos que lutam connosco para vencermos a
    injustiça e a indiferença expressa no mundo,
    São os nossos fiéis companheiros
    de viagem que vão connosco até aos
    confins do mundo e nos ajudam a trazer esperança,
    Fé e Amor.
    Na Mochila lhe trago um abraço apertado
    e muitas saudades.
    Beijos e meu eterno carinho.
    Só posso dizer eu Te Amo.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  5. Meu Querido.
    O seguidor da Viagem esta a direita do blog
    espero vc lá e também quero ser sua amiga sempre.

    ResponderExcluir
  6. Amor não é se envolver com a pessoa perfeita,
    aquela dos nossos sonhos.
    Não existem príncipes nem princesas.
    Encare a outra pessoa de forma sincera e real,
    exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.
    O amor só é lindo, quando encontramos alguém
    que nos transforme no melhor que podemos ser.
    Um lindo dia dos namorados independente
    de estar amando ou não.
    Esse dia é lindo de todas as formas
    o importante é estar vivo e amar a você mesmo.
    Só assim poeremos amar alguém de alma e coração.
    Caso goste da Copa do Mundo vamos que vamos torcer
    para nossa linda seleção.
    E respeitar nossos adversários
    essa é a melhor acolhida do Brasil.
    Beijos no coração.
    Deixei mimo na postagem se for do seu agrado ofereço com amor.
    Evanir..
    Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir