ESTATÍSTICA DIÁRIA

ADMIRADORES DAS IDEIAS

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

VIII LIVRO: SÍTIO STA MARAVILHA - CONTOS - NATAL/RN DEZ 2013



Emecê Garcia







Sítio de Santa Maravilha






  

Natal

2013

Breve Apresentação

            Era O Sítio de Santa Maravilha uma Realidade Maior Que se pódios Viver parágrafo OS Meninos da Época, that was da Década de 60 um de 80, era AINDA QUANDO Igapó o Reduto dos abastados Mais Que vinham da Cidade Alta parágrafo hum Lugar de sossego a muitos Deles , EM casas Enormes e alpendradas arrodeadas de muitas mangueiras, cajueiros, jaqueiras, laranjeiras, pitombeiras, etc Formando hum belíssimo pomar Onde uma época Água naturais e Abundante Vinda de Poços, cacimbas, rios e cacimbões. Estás Residências tinham como SUAS Entradas, geralmente não Portão, uma Denominação de sitios, granjas, chácaras ISSO OU Aquilo, ora amurada ora Cercada POR Arames farpados.
         Os Meninos da Comunidade Tais Como Mariano, Mário, Djair, Borges, Marcelo, Onde havia Vários deusas Sitios, Nao Viam Tantas novidades nessas moradas circunvizinhas, o Porque los Quase Todas como casas do Galo, Por Mais Simples Que fossem, Possuíam Árvores frutíferas igualmente àquelas endinheirados granjas DOS. Porem, parágrafo Cássio e Jonas o sítio tinha outra conotação, uma era Realidade Menos Agressiva Opaco A Outra.
         A Vinda dos Pais SEUS parágrafo o Sítio de Santa Maravilha FOI UMA grande Mudanca los SUAS VIDAS, POIs o bairro do Alecrim JÁ Localidade: Não comportava Lugares Como aqueles POR se tornar UMA metrópole Muita agitada, Onde parágrafo se comer UMA fruta térios Que se comprar, enquanto ali , no Sítio de Santa Maravilha era Tudo Praticamente de Graça, inclusive o Prazer de Viver se uma grande Liberdade de se Ser Criança SEM receio de ser feliz NEM de comprometer o Futuro de nenhum Deles.
         Infelizmente o Sitio Virou site É Tudo Que era real e Vivido gratuitamente se transformou los Virtual e, Hoje, se Paga hum PREÇO Muito alto.     

Emecê Garcia


1 - Comer sem Bucho, Pé no Mundo

Estudavam Pela Manhã e tinham como tardes inteiramente livres. Chegavam da Escola e, NEM Bem entravam em casa Há, sumiam no Meio do Mundo. Nem se pódios DiZer Que comiam a comida Opaco Um Mãe Fazia com Tanto Gosto; engoliam-na e canto sem bucho, Pé no Mundo.
- Mãe, a gente Vai pra casa de dona Silvia, dizia Mariano.
- VAO, mas Cuidado com como Brigas por la. Localidade: Não Vao Tomar banho Quente de Maré.
Como Mãe toda, preocupava-se Dona Iracema.
E tinha ELA Toda Razão parágrafos si preocupar COM OS Meninos. A Tarde, Águas de maré Localidade: Não faziam bem à ninguem, POIs, A Noite, era D. Iracema QUEM Iria ver-se com OS Meninos se queimando los Febre ea tosse de cachorro los Cima dos coitados sem juros aliviar, maltratando OS bichinhos. E ELES Viam Tocha. E ELA also.
Saíam enguias de Linha de fóruns n'uma boca de fogo peitada Opaco NEM pedra de baladeira OS pegava. Mário e Mariano iam de para casa de SEUS Novos Vizinhos - Cássio e Jonas -, moravam ali, Bem pertinho, sem sítio los Que da Pais SEUs, Dona Silvia e Seu Nazareno, tomavam de Conta. Tinham Casa no bairro do Alecrim, mas optaram los morar ali MESMO nenhum sítio, EM Igapó.



















2 - os Meninos do Papai Maravilha

Seu Nazareno - o pai dos Novos amiguinhos - era hum Homem JÁ Velho Opaco escambava parágrafo Casa dos ALÉM setenta. Era ex-combatente e tinha ido à Itália, na Segunda Guerra. Teria Feito Parte da fevereiro Trazia explícito los Seu semblante OS Traços daquela crueldade. Ficara moco AINDA Muito Jovem ea Vista para conseguia identificar como Coisas Bem de Perto.   QUEM OS Visse com Os Filhos de passear, logotipo imaginava Que Fosse Avô Deles; porem, Netos Localidade: Não ERAM, ERAM Filhos MESMO. Jonas, o Mais novo, era um de cara cagada e cuspida do Velho, Seu Nazareno; JÁ Cássio tinha Tudo a ver com a dona Silvia - SUA Mãe -, era moreno e tinha OS Cabelos lisos Como sistema operacional dela. Mas Seu Nazareno - apesar da idade avançada -, era hum Homem disposto e trabalhava Muito; Semper viveu do Trabalho. Cuidava de Tudo Que tinha nenhum sítio, zelava com Muita Paciência e perseverança. É Tudo Que era Fazia ali Como se Fosse hum elixir parágrafo prolongar a SUA Vida. Era AQUELE sitio para Seu Nazareno Parte de SUA Existência ágora. Um verdadeiro pomar, Muito belo, repleto de mangueiras, cajueiros, pitombeiras, Laranjeiras e OUTRAS plantinhas. O dono do Sítio MESMO, Dr. Adeilton, morava los Natal, E de forma Vinha AOS FINAIS de semana, ou, AOS feriados com a descansar Família para. Desfrutava de Tudo Que tinha ali era e Opaco Cuidado com Muito carinho POR Seu Nazareno. DEPOIS, ia embora Carregado DOS Frutos colhidos Pelô Seu Caseiro: Belas mangas-rosas, Belos Cajus e Deliciosos cocos anãos.
Dona Silvia, Mulher de Seu Nazareno, Era Uma morena alta, Cabelos curtos e lisos; Bem Mais Nova do elemento Opaco, TALVEZ uns Vinte e poucos Anos. Uma Mulher trabalhadora Como elemento UO Muito Mais. Quase Localidade: Não Parava Casa em, a Só N º s barbatanas de semana. Tinha hum Ponto de venda nenhuma Mercado Central do Alecrim, a Proximo da Casa Onde moravam antes. Só tinha ritmo parágrafo Os Filhos Manhã Pela, QUANDO OS arrumava parágrafo mandar à Escola. No final, de semana térios Opaco Cuidar da Casa, Como Toda dona de Casa Que trabalha fóruns. Era hum sufoco a Vida de Dona Silvia. Os Filhos, Que ERAM OS FILHOS, Estes Viviam entreguem EAo Cuidados de Nazareno Que levava a Vida Inteira a se preocupar com AQUELE sítio. Jonas e Cássio, na Verdade, levavam a Vida Que queriam. Viviam soltos Pelos Sitios Feitos besta de Biu, Feitos gado desgarrado NAS capoeiras, aprontando como SUAS com Os Filhos de Dona Iracema e OUTROS moleques da Beira da Linha.



















3 - os moleques Soltos no Sítio

OS Pará Meninos, a Vinda de para o sítio fóruns UMA Mudanca Brusca, Uma atitude radical POR Tomada Seu Nazareno. "Deixar a Vida da Cidade de para Viver Dentro de hum sítio, Longe de Tudo. Era Uma loucura ". Diziam alguns Vizinhos SEUS. De Os Meninos de modo si lamentavam de SUAS amizades. Dona Silvia se preocupava com dificuldades como Opaco térios de para ir ao Mercado. No Comeco Localidade: Não Teve QUEM gostasse da atitude de Seu Nazareno. Passado Dois Meses Dona Silvia JÁ estava Mais conformada, porqué uma era Preocupação SUA also COM OS Meninos. Estes logotipo fizeram amizade com Os Filhos de Seu Olavo Que trabalhava na Estrada de Ferro e era esposo de Dona Iracema. This convidou Dona Silvia parágrafo Entrar nenhum Clube de Mães e se tornaram Grandes amigas. Graças uma Rapida amizade dos SEUS Filhos.
De Os Meninos de logotipo esqueceram Dona Silvia do Alecrim e Igapó parágrafo enguias, ágora, era Como si Fosse hum Paraíso ha alguns metros de mil da Cidade; o interior fazer quali enguias de sempre careceram e sonharam Viver. Sofreram hum Pouco não Comeco parágrafo se adaptarem à Nova Vida, porem, o grande MESMO, era um tinham Liberdade Opaco, Nem se comparava com a Vida Que levavam na Cidade. Dona Silvia, Realmente, OS tinha deixado MESMO à Vontade. Sabia uma cruz Que levava parágrafo ter Que da OS Educar Filhos na Cidade, tendão that trabalhar. This tinha como SUAS Vantagens, mas Dona Silvia Vinha se deparando com muitas Coisas comprometedoras: os SEUS Filhos andavam Muito rebeldes com um Agitação da Cidade e com tão más companhias, a EA SAÍDA era MESMO o sítio.   Sabiá also, das dificuldades Que enguias teriam Opaco enfrentar par ir à Escola, morando naquele ágora Cafundó, mas Deus haveria de escrever Certo LHE POR QUALQUÉR Linha, SEUS para Educar Os Filhos. ASSIM, Dona Silvia, depositava uma Esperança SUA nenhum Criador.







4 - Os Meninos ea Escola

E a Vida de sitio ia contagiando a alma, o Coração, o Corpo de Jonas e Cássio. Eram criancas e careciam de hum Mundo daquele. Estavam vulneráveis ​​como Coisas da Natureza e entregavam-se como Delícias daquele sítio, irresponsavelmente, Como Toda Criança feliz. O Primeiro Ano FOI Só frustração parágrafo Dona Silvia. Os Meninos haviam se esquecido das SUAS Obrigações de Criança Que era Estudar e FORAM AINDA reprovados não Bimestre Terceiro. Nem Sequer ficaram los Recuperação. Enquanto, Mariano e Mário - acostumados com AQUELA vidona - tinham Passado POR mídia. Dona Silvia Nesse dia Chorou de desgosto e Teve Que Castigar OS Meninos severamente.
- Eu JÁ POR ISSO Esperava. Estao vendo Os Filhos de dona Iracema. Todos Os Dias estao Aqui Brincando, mas MESMO ASSIM, POR passaram media; VOCES NEM los Recuperação fizeram o favor de Ficar. Vao pra Lá Dentro e Localidade: Não Quero Ouvir FALAR de brincadeira POR Hoje. Vao Já! Voces so me Dão desgosto. E voces aí, estao Esperando Pelo Que, Vao embora Pará como SUAS casas; ELES JÁ estao de castigo.
 Mariano e Mário ficaram assustados com A Mãe de SEUS amigos, QUANDO ELA UMA botou de cara feia Tão parágrafo Cima Deles Opaco, MESMO Antes Que dissesse alguma Coisa, JA estavam Pensando los Dar no pé, mas FOI Tarde Demais. Dona Silvia estava Tão contrariada que - EAo Gritos - os expulsou dali, Que FOI MESMO O JeitO ELES caírem fóruns. Naquele dia FORAM Brincar noutro Lugar. O sítio naquele Sábado ficou paz em.  
A maioria dos Meninos Que estudava, ali, do Galo, era JÁ Bem acostumado com a Vida de Brincadeiras. Era Sabiam when Hora de Estudar UO de Brincar, principalmente, Os Filhos de Seu Olavo. Mário Opaco estudava na Cidade, sem IM João XXIII tinha Opaco andar hum in-quarto de légua Só parágrafo chegar à parada; Mariano Opaco estudava na Rua de Igapó, na Escola Reunida Potiguassu, also tinha Opaco andar o MESMO Tanto. Agora, parágrafo Cássio e Jonas AQUELA Tirada uma era pé de hum verdadeiro Martirio; "Uma Promessa Que pagavam POR UM Pecado Que Nunca haviam cometido"; ASSIM pensavam de Todos os Dias when subiam a ladeira Que dava Acesso à Praça São Vicente de Paula. ELES vinham Linha de fóruns parágrafo Pegar o Ônibus na boca da Ponte do Potengi, como Vezes, acompanhado de Mário. Estudavam nenhuma EE Pe. Miguelinho e de Todos os Dias reclamavam daquela Tirada um EP. Mário e Mariano Nao, Nunca reclamavam, contraditório era POIs Ja traje de Todos. Era hum sol de rachar o Chão E os meninos do Galo Localidade: Não estavam NEM AI, do PES Descalços parecia Localidade: Não Sentir nada. Um dos SEUS PÉS era sola Mais Garantida Opaco como congas e OS kichutes dos Opaco iam parágrafo Escola. ELES Localidade: Não tinham OS PÉS de moça. Tinham OS PES calejados Das Britas e DOS carrapichos das Estradas. Tinham bicho-de-pé e NEM parecia ... porem, parágrafo OS Meninos da Cidade era o bicho-de-pé a Maior Desgraça de SUAS VIDAS na Nova Vida de sítio. Só vivam Cambados.
Dona Silvia tinha that trabalhar Muito parágrafo ajudar nenhum Orçamento de Seu Nazareno, o Seu mísero Salário de ex-combatente. Na Semana seguinte, o castigo dos Meninos acabara e Mariano e Mário estavam, logotipo Cedo, nenhum sítio Novamente Como se nada tivesse acontecido. A Cara braba de Dona Silvia Só fóruns Naquela Hora do Dia do Sábado. QUEM Disse Que Cara feia assusta Criança, QUANDO ESTA ESTA um Fim de Brincar? QUEM Disse Que Menino temperatura Vergonha parágrafo essas Coisas de ADULTO? Falasse QUEM FALAR quisesse, brigasse QUEM quisesse brigar; Criança era uma Coisa MESMA, Nao estava interessada nn Problemas de gente grande; Brincar queria era MESMO. Dona Silvia estava sem Trabalho e OS Meninos entreguem EAo Cuidados fazer ex-combatente Opaco Localidade: Não tinha ritmo NEM parágrafo elemento, Diante de Tantos afazeres Opaco o sítio LHE proporcionava.   E os SEUS Filhos LARGADOS, Feito besta de Biu, Fazendo a festa com OS OUTROS Meninos da Siqueira Campos.









5 - O Elixir de Seu Nazareno

AINDA madrugada era , when Seu Nazareno se levantava. Pegava Garoto, botava-LHE um Cangalha e preparava-LHE par ir buscar Água. Eram Quatro barris de Carga Que o burrico suportava. Dava, EM MÉDIA, cinco Viagens parágrafo encher o tanque da casa do doutor. Em SEGUIDA, de posse de hum regador, ia Das Cuidar Plantações. Mudas de coqueiros anãos e hum Jardim, Bem bonito, defronte à casa do Dr. Adeilton. Cuidava de varias Árvores Opaco cresciam bonitas e encantadoras com o Seu zelo. Feito ISSO, Seu Nazareno pegava hum Carro de Mão e ia Colher do Chão, Que se encontrava estrelado, como mangas-rosas e espadas Bem amarelinhas; e com UMA bolsa n'uma ponta de vara, Iria um Tirar Deliciosos Cajus; com como Mãos, colhia laranjas-cravo. Tudo ISSO, para no final, de semana Seu doutor LeVar.
Muitos Pará, Seu Nazareno se matava de trabalhar, Cuidando Sozinho daquele sítio Enorme; mas nao, Fazia Tudo Aquilo o Porque gostava de trabalhar Sozinho MESMO. SEUS Filhos Localidade: Não o ajudavam nada em, Viviam batendo Pernas, soltos com a molecada, aprontando poucas e boas com a SUAS travessuras. Faziam do Velho de gato-sapato, Nao o respeitavam Mais, descobriram uma Fraqueza fazer ex-combatente. Aqueles Meninos estavam Como queria, o pai, Nao tinha Mais Autoridade sobre enguias; Um Mãe, a Só chegava do Trabalho A Noite, entao enguias aprontavam MESMO, Acima de Tudo incentivado Pelos Hook To Us Link moleques. NAS Subiam mangueiras, soe Cajueiros. Tiravam frutos. Comiam ATÉ Ficar de bucho Cheio, DEPOIS QUEM Localidade: Não Mais agüentava, começava a estragar, fóruns Jogando-OS. Tomavam Água de Coco apostando nada parágrafo QUEM tomasse Mais. A QUANTIDADE Maior.
- Tomei cinco.
- Eu Tomei dez.
- Tomei quinze. Este Último era Marcelo, o Opaco Semper Vencia.

Borges logótipo Vinha los SEGUIDA. O Outro era Djair, tomara cinco Águas de coco. Mariano, Mário, Cássio, Jonas, Estes Localidade: Não passavam de Tres cocos. Achavam SEUS amigos UNS esfomeados, uns Mortos de fome. Ali, Eles traçavam de Tudo. Iam AO Bananal, devastavam como bananas nanicas. Chupavam manga, caju, e QUEM Menos Comia chegava a quinze Cajus, dez mangas SEM FALAR Das pitombas, Das Azeitonas, dos sapotis.


EIS QUE, COMO UM PARTO "cesariana", O MEU rebento ESTA COM LOCAL, DIA E marcados horario PARA VIR AO MUNDO, O INTERESSANTE E QUE ELE JÁ ESTA nascendo Orfão DE MÃE, SÓ O PAI NO MUNDO O Gerou DAS IDEIAS. TEM NOME E JÁ NASCE ADULTO COM UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA PARA COMPARTILHAR COM AS PESSOAS.

Emecê GARCIA - O PÃE DE SEU MAIS NOVO rebento!


NOITE DE autografo NO ESPAÇO CULTURAL IMBES - AUDITÓRIO FRANCISCO JURISTOR DANTAS - XICO SERIDÓ